Utilidade Pública – Marcas e lotes de café impróprias para o consumo no Brasil
- Meta Notícias
- 27 de nov. de 2024
- 1 min de leitura

Na terça-feira (26), foi divulgado através do Mapa – Ministério da Agricultura e Pecuária as sete novas marcas e lotes de café torrado que foram desqualificados, por serem impróprios para o consumo.
O que foi responsável por classificar o café como impróprio foi a presença de matérias estranhas, como grãos ou sementes de outras espécies vegetais, areia, pedra ou torões; impurezas como cascas e paus de café; acima do limite permitido pela norma padrão oficial de classificação para o produto. O objetivo era através do peso enganar o consumidor.
Segundo informado pela Proteste, sem as devidas condições sanitárias o consumo pode causar problemas gastrointestinais e até risco de intoxicação.
A orientação aos consumidores, pelo ministério, é de que interrompam o consumo e solicitem substituição, conforme o Código de Defesa do Consumidor. O acesso para denúncia é através do canal Fala.BR, onde deve ser informado o estabelecimento e o endereço da compra.
As marcas que foram consideradas impróprias e que podem estar sendo vendidas em todas as cidades do Brasil, são: Conquista (BA), Cooperbac (BA), Fino Sabor Superior (MG), Rio Preto (MG), Pedroso (PR), Caseiro Mineiro (MG) e Café Pioneio (PR).
Fonte: Correio do Povo, G1.




Comentários