top of page

Utilidade Pública – Você pode estar comprando “gato por lebre” com os produtos fake

ree

Você já notou os “alimentos fake”? São aqueles que tem aparência de ser da mesma marca que você costuma comprar, mas na composição os componentes são outros.


ree

Com o preço alto do café, por exemplo, está sendo vendido com uma embalagem similar a tradicional que as pessoas conhecem, mas que não tem os grãos do produto, e sim trata-se de “bebida sabor café”, como é inserida no rótulo.


Especialistas em segurança alimentar e nutrição estão preocupados, pois o valor nutricional é muito inferior, e as pessoas podem não estar notando.


A próxima vez que você for ao supermercado preste atenção nas versões genéricas dos seguintes produtos:


-Azeite extravirgem, pode estar ao lado o fake, que é “óleo composto com azeite”, a diferença está no preço.

-Leite em pó, onde o fake é composto lácteo, mistura de soro com outros ingredientes.

-Iogurte integral, onde o fake é apresentado como bebida láctea fermentada, com preço bem menor.

-Leite condensado, onde o fake é mistura láctea, com ingredientes diferentes do original.

-Achocolatado onde o fake é muito mais barato, mas não contém cacau e sim aromatizantes que imitam o sabor.

-Creme de leite, onde o fake tem preço inferior, mas na sua composição tem mistura de leite, soro de leite, creme de leite e gordura vegetal.


ree

A substituição destes produtos, tem um problema pontual que é a substituição de ingredientes tradicionais por versões mais baratas, mas com mais ultra processados, por exemplo. E tem mais, aditivos químicos, corantes, aromatizantes e emulsificantes e tudo para realçar o paladar, e para isso contem mais sódio, açúcar e gordura hidrogenada.


É importante ler com atenção os rótulos, e verificar os ingredientes, desconfiando sempre de preços muito diferentes dos já conhecidos, de marcas tradicionais, evitando assim alguns transtornos a saúde.


Fonte: Correio do Povo.

 


Comentários


bottom of page