top of page

Verdade ou Mito – Carregador de celular que fica na tomada, após o aparelho carregar, pode incendiar?

ree

Conforme especialistas, os carregadores originais do aparelho são mais seguros que os “piratas” que causam incêndios e transtornos a segurança da sua residência ou local de trabalho. E existem algumas variáveis que podem ocasionar incêndios, que podem ser evitados.


ree

Outra questão que deve ser levada em conta é a rede elétrica, pois um carregador original só consome energia se o celular está conectado.


Quando o aparelho é retirado do carregador, caso ele fique na tomada, sendo original, não é para provocar incêndios, pois foi devidamente testado para não ocasionar estes eventos.


A não ser que seja um carregador “pirata”, ele então não identifica que o celular não está conectado e continua consumindo energia elétrica, e pelo superaquecimento e até um curto circuito, pode causar danos.


Mas independentemente de ser um carregador original ou pirata, por precaução, o ideal é após o aparelho carregar, tirar da tomada o carregador. Senão até o risco de um raio atingir a rede elétrica da casa pode ser um problema.


Também deve ser levado em conta as condições do carregador. Se ele está com fio desencapado, por exemplo, tem muito mais condições de causar transtornos.


E ainda tem os acidentes domésticos, caso o seu animal de estimação, ou mesmo uma criança bem pequena, mexer, colocar na boca, ou roer o fio pode sofrer um choque elétrico, por exemplo.


Preste atenção nestas dicas para minimizar os riscos:


-Desconecte o carregador quando não estiver em uso: Isso não só elimina o pequeno consumo de energia, mas evita incêndios e acidentes.

-Use carregadores originais ou certificados: Produtos de marcas confiáveis têm mais garantias de segurança.

-Verifique se o cabo está em boas condições: Cabos danificados aumentam o risco de curto-circuito e choque elétrico.

-Mantenha o carregador fora do alcance de crianças e animais: Evite acidentes domésticos deixando o carregador guardado quando não estiver sendo usado.


Fonte: UOL, Oficina da Net.


Comentários


bottom of page