top of page

Violência – Dados de casos de feminicídio e violência doméstica no RS

ree

Nem mesmo do Dia dos Pais se consegue parar de falar em feminicídio, pois um ex marido, matou a ex mulher com quem viveu vinte anos, o pai dela e feriu gravemente um vizinho que tentou ajudar, nesta data no RS.


ree

Em 2025 os dados demonstram o crescimento de crimes contra a mulher, de 20%, no mesmo período do ano passado, onde foram registrados 115 crimes, contra 134 neste ano.


E conforme o Anuário Brasileiro da Segurança Pública, o Rio Grande do Sul lidera o ranking nacional de feminicídio, em que as mulheres tinham medida protetiva em vigor.


E referente a mulheres com medida protetiva, Butiá conta com 191 mulheres que já solicitaram medida protetiva, contra crimes de violência doméstica.


No primeiro semestre deste ano, o Estado já teve 36 casos de feminicídio notificados e 134 tentativas. Dos 10 mil casos de violência contra mulheres, apenas 1,94 foram formalizadas, o que demonstra que há a espécie de uma lacuna entre ocorrências e denúncias, o que poderia elevar ainda mais a seriedade de eventos contra a vida de mulheres.


Na capital há registros de 1,88 mil casos de violações e 332 denúncias feitas em 2025, e em  2024, foram mais de 7 mil violações e somente 1,39 mil denúncias.


ree

Em Butiá, na Delegacia da polícia civil está disponível para acolhimento a Sala das Margaridas, que garante atendimento especializado e humanizado, proporcionando um ambiente seguro e confidencial.


Fonte: O SUL, G1, Polícia Civil de Butiá.


Comentários


bottom of page