top of page

É butiaense, o novo Corregedor-Geral do Sistema Penitenciário do Estado


Crédito: João Pedro Rodrigues/ Ascom SSPS.
Crédito: João Pedro Rodrigues/ Ascom SSPS.

Na terça-feira (1), saiu no Diário Oficial, a designação para função de Corregedor Geral do Sistema Penitenciário Gaúcho, de José Giovani Rodrigues de Souza, através do governador do Estado, o que eleva Butiá aos quadros de gestão na estrutura no governo estadual.


ree

O Giovani é natural de Butiá, casado com Carla D. Santos de Souza, o casal tem dois filhos, Christian Luca e Artur. Estudante de escola pública, concluiu o ensino fundamental na escola Roberto Cardoso e o ensino médio, no Instituto Marechal Rondon. É graduado em Direito pela faculdade La Salle, e faz mestrado de Segurança Cidadã, na UFRGS.


ree

 É membro do Rotary Club da cidade, onde foi reconhecido nacionalmente pela Campanha da Pólio, tornou-se sócio Pólio Plus Society, através do trabalho desempenhado em seu Município. Com a comissão de saúde, que coordena, acompanhou o Zé Gotinha na divulgação da campanha de vacinação, nas escolas infantis, organizou uma carreata para divulgar para cidade e participou do PodCast infantil, que foi destaque na revista nacional de Rotary. Também é filiado partidário do MDB da cidade.


A Corregedoria-Geral do Sistema Penitenciário tem como competência verificar o trabalho, serviço e atividade dentro de todos os estabelecimentos prisionais do Estado. Através de visitas de inspeção monitora a regularidade funcional para realizar correções, nestes estabelecimentos.


ree

Carreira Pública

 

Em sua trajetória profissional pública, consta os registros de trabalho, por 07 anos, na Penitenciária Estadual de Alta segurança de Charqueadas, em sua lotação inicial em 2007. Em 2014, fora removido para Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos, unidade prisional para qual foi nomeado Administrador Geral pela destacada atuação na operação local.


ree

Ao longo de seus 4 anos e 7 meses de gestão na penitenciária, desenvolveu diversas ações que transformaram o local numa das casas prisionais mais reconhecidas do RS e do Brasil, sendo objeto de elogios por parte da Vara de execução Criminal de Porto Alegre e da comunidade.


Dentre as ações, além do aumento do controle, disciplina e segurança, implementou ações ressocializadoras voltadas para a educação e trabalho dos presos.


Foi o idealizador do conhecido “Projeto Novos Horizontes”, firmando convênios com a iniciativa pública e privada gerando oportunidades para o desenvolvimento humano.


Atualmente esse projeto disponibiliza mais de 140 vagas de emprego aos presos dentro da penitenciária com conhecidas empresas como a Superpan na atividade de pães congelados e a Piccadilly na confecção de calçados, empresa que foi vencedora do prêmio Top Cidadania 2024, com esse projeto.








Comentários


bottom of page