Opinião – Butiaenses falam sobre os aposentados na cidade
- Meta Notícias
- há 49 minutos
- 2 min de leitura

Dá para notar que Butiá conta com um grande número de pessoas aposentadas, em idade avançada, e a reportagem conversou com alguns moradores que relataram sobre as atividades que tem e sobre o atendimento em saúde.
Meta: Você acha que tem muitos aposentados na cidade? Quais atividades os aposentados têm para usufruir aqui? Os aposentados tem um bom atendimento de saúde no Município?

O Silvio Honório Pereira, morador do bairro Cidade Alta, comentou que existem bastante aposentados na cidade.
-Não temos praticamente nada de atividades na cidade. E o atendimento de saúde é regular, pois já foi melhor, agora por enquanto não está muito bom.

O Valdir Souza Lima, morador do bairro Vila Julieta, disse que tem bastante aposentados em Butiá.
-Noto alguns nas praças e também tem os que são aposentados, mas ainda trabalham. O atendimento de saúde é regular.

O Vanderlei da Silva Nogueira, morador do bairro Vila Regilnei, temos alguns aposentados, sim.
-Há muito poucas atividades para aposentados, poderia ter mais opções de atividades físicas. E o atendimento de saúde é mais ou menos, tem muita coisa que pode mudar.
A Beatriz Regina Azambuja, moradora do bairro Centro, que disse que acha que não tem muitos, pois existem um bom número que já partiram.
- Só temos o baile da terceira idade, fora isso, nenhuma. O atendimento de saúde não é bom, pois precisamos ir em outros lugares, pois não temos aqui o que precisamos.
A Michelle da Silva Maiato, moradora do bairro Bela Vista, ficou em dúvida com a pergunta mas acabou dizendo que acha que tem muitos aposentados.
-Existem poucas atividades, sei apenas no domingo que eles gostam de dançar no clube. Eles não tem um bom atendimento na saúde, falta educação no atendimento
O Adão Castro, morador do bairro São José, que disse que acredita que tenham muitos aposentados na cidade.
- Nada, só conversar entre amigos. Aqui não temos um bom atendimento na saúde, faz desde janeiro que estou esperando marcarem uma ecografia e não consegui ainda, agora me mandaram esperar até final de julho. Precisava para saber qual tratamento vou fazer para meu joelho. Tem que aguentar pela boa vontade, e desse prefeito que estragou tudo, senão estava tudo na boa.

Segundo informações de pesquisa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a previsão é de que no ano de 2030 o número de idosos ultrapasse o número de crianças e adolescentes no Brasil.
O ideal fosse que o poder público se preparasse para atender este público, já que ele vai crescer muito. Os principais desafios são:
-Acesso à saúde: com o envelhecimento, cresce a demanda por médicos especializados e serviços de saúde pública de qualidade
-Mobilidade urbana: calçadas adaptadas, transporte público eficiente e acessível são fundamentais para a autonomia do idoso
-Lazer e convivência: programas de inclusão social, atividades culturais e espaços públicos apropriados ajudam a combater o isolamento social
-Segurança: infelizmente, a violência urbana é uma realidade em muitas cidades brasileiras, impactando principalmente a qualidade de vida dos idosos.
O respeito com os idosos e a preocupação com o bem-estar falam muito do tom da administração de uma cidade, é preciso ter consideração pelas pessoas que já executaram seu trabalho em prol de sua cidade.